Menu
Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) - Cadastro Nacional Quinta-feira, 17 Out 2019



Área restrita
 
   











LLC - Registro Brasileiro de Leucemia Linfocítica Crônica



A leucemia linfocítica crônica (LLC) é a leucemia mais freqüente nos países ocidentais, ocorrendo em cerca de 30% de todas as leucemias do adulto, acometendo principalmente a população acima de 60 anos de idade. Caracteriza-se pela proliferação clonal de linfócitos B CD5 positivos.

É uma doença interessante do ponto de vista epidemiológico, pois raramente é vista entre os orientais e a sua incidência não sofre influência de agentes ambientais como substâncias tóxicas ou radiações ionizantes. Pacientes com LLC podem apresentar evolução clínica variável desde muito indolente ( curso de muitos anos) a forma mais agressiva e rapidamente fatal.

Na última década houve um grande avanço no conhecimento da fisiopatologia desta doença e fatores de prognóstico de maior impacto foram estabelecidos e, do ponto de vista terapêutico, novos medicamentos com maior eficácia surgiram.

Desta forma é interessante conhecer a real situação no Brasil desta doença, com características epidemiológicas, clínicas e de prognóstico muito peculiares, uma vez que não encontramos referências de literatura a respeito que fossem representativas da LLC no país.


Objetivos:


a. Objetivo inicial

  1) Identificação e cadastramento dos principais centros brasileiros que atendem pacientes com LLC e cadastramento de portadores de LLC.

  2) Levantamento epidemiológico da situação atual da LLC no país. Serão analisados : incidência da LLC no Brasil; caracterização clínico-biológica de pacientes brasileiros; métodos diagnósticos utilizados para LLC; principais esquemas terapêuticos utilizados a nível nacional; sobrevida geral e causas de óbito.

b. Objetivos futuros:

  Estabelecimento de protocolos de pesquisa clínica e de pesquisa básica.


Métodos:


Serão convidados todos os centros que atendem LLC para registrarem os seus pacientes, através de divulgação durante os eventos científicos e na RBHH e contatos individuais. Os dados clínicos e laboratoriais dos pacientes serão registrados num formulário próprio constante neste site. Os dados alimentados serão analisados quanto à incidência da LLC no Brasil; caracterização clínico-biológica de pacientes brasileiros; métodos diagnósticos utilizados para LLC; principais esquemas terapêuticos utilizados a nível nacional; sobrevida geral e causas de óbito. Os resultados obtidos serão divulgados inicialmente para os centros participantes e posteriormente, serão publicados em congressos e periódicos científicos da especialidade com participação de todos do grupo.

Estudos futuros: os hematologistas participantes serão, oportunamente, convidados para reuniões/discussões para elaboração de projetos.

Assim, convidamos os colegas que atendem pacientes com LLC a participarem deste projeto.

- Para agilizar e facilitar a inclusão prospectiva dos pacientes, solicitamos cadastrar primeiro aqueles que foram diagnosticados em 2010, 2009, 2008 e, assim, chegando até 2005 e 2004, se possível.
- Não se esquecer de cadastrar todos os pacientes diagnosticados em seu serviço, durante cada ano, independentemente do acompanhamento.





Apoio:


Departamento de Informática em Saúde



© Copyright 2005 -DIS